Saturday, September 04, 2010

Parque Nacional das Emas


Um belo lugar localizado a sudoeste do estado de Goiás, no cerrado brasileiro.


Praticamente inteiro destruído por incêndios.



No dia 31 de agosto de 2010, terça-feira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulgou dados que indicam que os incêndios no país estão concentrados no bioma Cerrado. Mais de 67% dos focos localizados estão em áreas privadas e acontecem por irresponsabilidade de fazendeiros e índios que utilizam e perdem o controle do fogo em queimadas provocadas. De acordo com o levantamento, 13% de todos os focos estão em áreas indígenas, 8% em assentamentos da reforma agrária e 7% em unidades de conservação.
Tendo completamente rodeado por plantações de soja, o Parque Nacional das Emas foi consumido pelo fogo que começou em seu entorno. Entre os dias 13 e 14 de agosto, o vento espalhou as chamas pelo parque em menos de 48 horas e, de acordo com o governo, só agora a situação está sob controle. De acordo com a ministra, houve destruição de mais de 90% dos 132 mil hectares da área protegida do Centro-Oeste.
Os quase 260 mil focos de calor registrados pelos satélites utilizados pelo Inpe para o monitoramento não corresponde ao número de incêndios, que pode ser bem menor, de acordo com a nota do ministério.

Agora pensemos, pessoas. O que leva um ser humano a atear fogo, algo que o ser humano sempre teve dificuldade de controlar por completo, em mato seco para se livrar dele? Por que não transformar tudo em adubo e reaproveitá-lo da melhor forma possível? Não, isso dá trabalho, por isso mesmo que eles ateiam fogo, pois é o método mais fácil e rápido. O problema é que não há um preparo da região onde será ateado fogo, não é feita uma limpeza do local. Com o tempo normal, a probabilidade de provocar um incêndio já é imensa. Ultimamente, com o tempo seco, as plantas completamente secas e os fortes ventos, essa probabilidade mais duplica. Quem sabe muito mais que isso.
Nossa flora e fauna já estão tão prejudicadas por culpa do homem mesmo, não há por que fazer isso. Há o tráfico de animais, a extração desmedida de madeira, a rápida invasão da cidade nas matas. O homem cada vez mais destruindo o local onde vive. E agora isso. A cada dia penso que não há mais volta para o homem. Muitos pensam que há muita coisa errada, mas poucos tomam atitudes. Há muita gente que do jeito que está já é ruim e não tem mais jeito, por isso destroem mais ainda, pois acham que não há o que perder. Pois há! E tem gente (MUITA) que só pensa em si só, sem se importar com o próximo, com as pessoas a sua volta, com as próximas gerações e as conseqüência de seus atos de hoje no futuro, de longo e curto prazo.
O homem precisa pensar um pouco mais. O ser mais pensante e inteligente da face da Terra é o que menos pensa racionalmente. Irônico, não?

Até a próxima.
Fernanda Giusti

No comments: