Thursday, September 02, 2010

Mais um vazamento de petróleo no Golfo do México.





A que ponto chegaremos? A plataforma Vermilion Oil Platform 380, localizada no Golfo do México e operada pela empresa Mariner Energy, explodiu no dia 2 de setembro de 2010 e está causando um vazamento de 1,6 quilômetro de extensão. O local situa-se a 320 quilômetros a oeste do primeiro vazamento, da British Petroleum. Os 13 funcionários que trabalhavam na plataforma conseguiram escapar, apenas um saindo ferido. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Crystal Clear e levados para uma plataforma próxima, antes de serem transferidos de helicóptero para o Centro Médico Terrebonne, na cidade de Houma, Louisiana.
É o segundo vazamento de óleo em cinco meses, sendo o anterior o maior da história do Estrados Unidos da América. Estima-se que serão necessários mais de 100 (cem) anos para reparar os danos causados pelas enormes e devastadoras manchas de petróleo.

É muito triste ver que por mais avançada que a tecnologia seja, ainda aconteçam tais coisas. Nós estamos sendo prejudicados, mas e nossos filhos e netos? Toda essa poluição prejudica fauna e flora. As matas próximas ao mar, o solo estão sendo afetados, assim como os peixes que morrem intoxicados e sem ar (sim, peixes respiram, muitos sobem à superfície para isso. Outros retiram o oxigênio da própria água, mas como a água não está mais sendo oxigenada por causa da camada de óleo em suspensão, não há como os peixes e outros seres marinhos sobreviverem.). Também as aves que mergulham à procura de alimento e se sujam, intoxicam-se, não conseguem alçar vôo novamente pelo pesa da sujeira e por terem suas penas inutilizadas. Se a vida marinha e a que depende da primeira extinguirem-se, o mundo para. Nas águas se encontram a maior parte de organismos vivos do planeta. Os seres que mais liberam oxigênio na atmosfera são as algas encontradas no mar. Apesar das árvores serem muito importantes, não há vida sem as algas.
Mais que tudo, o homem precisa se preocupar mais com o que há ao seu redor. Muito dano já foi feito, mas acredito que ainda haja uma maneira de reverter esse caminho que mais parece sem volta. O planeta Terra já sofreu coisas muito piores, mas o ser humano vem aos poucos e causa tantos danos que uma hora a situação fica insustentável. O planeta precisa de nós, ou ficaria melhor se não existíssemos mais?
Caso fosse possível o homem parar sua destruição, caso tudo mudasse, não emitíssemos mais gases tóxicos, não desmatássemos e explorássemos as florestas, entre outras coisas nocivas ao planeta, tenho certeza que ainda sofreríamos muito por catástrofes naturais, mas uma hora, cedo ou tarde, a Terra acalmaria e tudo ficaria bem. Ou este é o nosso fim? Seria este um método de seleção natural imposta pela Terra? Estaríamos fadados a sofrer até que a raça humana desaparecesse do planeta, ou até que sobrassem alguns poucos para recomeçar tudo? Seria a Terra entrando em outro ciclo, um momento de renovação e pronta para extinguir várias espécies, mudar o clima e a geografia? Seriamos resistentes o suficiente para sobreviver ou somo frágeis demais para tal?
Segundo as palavras de Lula, guia do Felipe Solari em sua viagem à tribo indígena Indaricó, em Roraima, para o programa Legendários, da Rede Record: "O homem começou a ter problema quando ele começou a cavar a terra. A natureza, o que ela botou pra você usar ela botou em cima da terra" (Felipe Solari) "O que tiver debaixo da terra..." (Lula) "Não mexa, vai lhe trazer problemas"
Outra citação interessante, também transmitida na mesma matéria, é um trecho do stand up do humorista americano George Carlin: "Não tem nada de errado com o planeta. Nada de errado com o planeta. O planeta está bem, as pessoas estão f******. (...) O planeta já passou por muito pior do que a gente. Passou por todo tipo de coisas piores que a gente. Passou por terremotos, vulcões, placas tectônicas, movimento de continentes, raios solares, manchas solares, tempestades magnéticas, inversão magnética dos polos, centenas de milhares de anos bombardeada por cometas, asteróides e meteoros, enchentes globais, maremotos, incêndios globais, raios cósmicos, eras glaciais recorrentes. o planeta não vai alugar algum, NÓS VAMOS"
Especialmente as últimas palavras foram muito sábias. Infelizmente, é isso o que acontecerá...
É bom o ser humano começar a tomar jeito, senão tomarão por nós.

Abraço a todos.
Fernanda Giusti

No comments: