Wednesday, September 08, 2010





Finalmente o poço de petróleo localizado no Golfo do México que estourou em abril, causando o maior vazamento da história dos Estados Unidos da América, não oferece mais perigo ambiental. Não mais do que já causou, obviamente. Segundo o almirante Thad Allen, que está comandando as operações de emergência no Golfo do México, os engenheiros conseguiram substituir uma válvula que estava danificada e contiveram o vazamento.


***


Infelizmente o cerrado brasileiro continua em alerta vermelho.
O final de semana pode ter sido chuvoso e de grande alívio para algumas regiões do país, aliviando o então ar seco que causava tantos problemas pulmonares na população, mas a chuva não alcançou o Brasil inteiro e foi muito fina, não molhando o suficiente a terra.
A devastação que ocorre no cerrado é maior que a sofrida pela Amazônia. Além disso, a seca tem matado vários animais e plantas.




Na bacia de Chapororé há mais um problema. Foram feitas várias barragens para contenção de água para pesca predatória. De todos os rios que forneciam água para a bacia, apenas um ficou aberto. A conseqüência disso? A água é mal distribuída e vem com muita força arrastando terra e outros detritos, além de ter alargado o rio que lá desemboca pela força da água.
Há uma grande seqüência de erros. Isso sem contar as queimadas que destroem quase todas as paisagens brasileiras.

No comments: