Tuesday, March 01, 2011

Que a China está crescendo assustadoramente, ninguém pode negar. Que estão tomando conta do mundo econômica e populacionalmente, também não. Mas tudo tem seu preço e esta semana o ministro chinês admitiu que poluição e lixo ameaçam o crescimento do país.

Em um artigo publicado nesta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente Zhou Shengxian disse que a China enfrenta graves sobrecargas ambientais e de recursos, que ameaçam sufocar o crescimento do país. Fazendo um alerta excepcionalmente duro, afirmou que seu ministério quer incluir avaliações sobre emissões de gases do efeito estufa no processo de aprovação de projetos de desenvolvimento. Isto daria ao ministério mais influência sobre questões climáticas, área hoje dominada por órgãos cujo principal interesse é estimular o crescimento industrial.
"Nos milhares de anos de civilização da China, o conflito entre humanidade e natureza nunca foi tão sério quanto hoje". "O esgotamento e exaustão dos recursos, e a deterioração do meio ambiente se tornaram sérios gargalos restringindo o desenvolvimento econômico e social", disse Zhou no ensaio publicado no jornal do seu ministério.
No domingo, o primeiro-ministro Wen Jiabao já havia dito que a China precisa buscar um crescimento menos acelerado e mais limpo.

É rapazeada, tudo tem seu preço. E se não tomarmos cuidado, o preço a pagarmos será grande demais para nós. Na verdade, já está sendo, mas ainda há esperanças. Logo mais, não haverá. É preciso correr! E ter mais consciência!!!

Abraços a todos.

No comments: