Monday, March 19, 2007



As vezes me sito só, por mais que esteja acompanhada. Sei que mais pessoas devem sentir o mesmo, mas, dentro de nós, sentimos que somos os únicos.
As vezes, se sentir dessa maneira pode até ser bom para pensar na vida, rever conceitos e amigos, ver o que vale ou não a pena.
Quando se está só, o melhor é aproveitar o momento ao máximo, achar algo que lhe dê prazer em fazer sozinho, já que sozinhos nunca estaremos,
pois se temos a nós mesmos estaremos sempre bem acompanhados. Somos nossos melhores amigos. Somos completos e apenas não conseguimos ver isto.
Mas as vezes apenas isso não é suficiente. O ser humano tem a necessidde do outro, pois é um animal que foi feito para viver em um grupo, em uma sociedade. O único problema disso é que muitas de nossas liberdades são privadas com isso.
O ser humano chega a ser um ser estúpido, que depende do outro, da aparência, do que o outro pensa, da ajuda dos outros para tudo.As vezes parem que não são capazer de fazer nada sozinhos. Porém, quando se unem, são capazes de destruir o planeta.
O próprio ser humano é uma ameaça para o ser humano. Somos os únicos animais que são capazes de trair por vingança, trair com intenção de magoar, fazer mal a quem nos quer bem.
Mas não era apenas sobre isso o que eu queria dizer. Queria expressar meus sentientos e dizer que, por mais que me sinta sozinha, sei que não estou. E gostaria de deixar bem claro de que ninguém está sozinho, pois há sempre alguém que estará sempre lá (seja lá onde for) quando precisarmos.
As vezes sorrisos são difíceis de dar, por mais que queiramos, mas se olharmos para nós mesmos e aceitarmos quem somos, semrpe poderemos pensar com um suspiro e sorrir: "Este sou eu, e tenho muito orgulho disso"
Não adianta ficar tentando se nivelar com os outros e tentar agradar a todos, pois este não será nós mesmos e sim um alguém que não existe, pois é misto de tudo que agrada os outros e não nós mesmos.
Sejamos nós mesmos, pois somos seres maravilhosos, mesmo que não consigamos ver isto.
Eu sou o que sou e me orgulho disso. E você?

Monday, March 05, 2007


Um capítulo do livro "...Todas as Mulheres são Bruxas" de Isabela Vasconsellos (Soler Editora )

Capítulo: Pensamento Positivo

Muita gente já escreveu sobre o pensamento positivo. Centenas de volumes de livros de auto-ajuda tratam do tema e são constantemente considerados como que beirando o charlatanismo.
No entanto, repare no que acontece quando você sai de casa de mau humor. O carro quebra, o pneu fura, pisam no seu pé na estação do metrô, você tropeça ou tomba, enfim, uma sucessão de pequenas desgraças cotidianas que fazem com que, no fim do dia, você esteja pior do que estava pela manhã e exclame: "Nossa! Que dia!"
Poderia dizer: "Nossa! Que pensamento!"
O mundo é o resultado de nossos pensamentos. O seu mundo é o resultado do seu pensamento.
Vale aqui a batidíssima máxima de que se colhe o que se planta. Pensamentos de ódio, de raiva, de desânimo acabam atraindo todo esse negativismo para a sua vida. Ninguém tem boa vontade com gente depressiva ou mal-humorada e por aí já começa.Mas parece haver algo mais do que a simples reação dos outros ante nosso negativismo. Que prova eu tenho disso? Absolutamente nenhuma.Apenas a observação. Nada de bom acontece quando minha expectativa, meu estado de espírito, meus pensamentos são negativos e pessimistas. Diante das muitas crises e adversiddes da nossa vida, ainda assim é preciso ser otimista. Não é fácil. Mas existe quem consiga. Os ntigos expressavam a sabedoria acumulada em provérbios:"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe". A fase difícil, a adversidade, as coisas estúpidas que nos acontecem na vida e que, frequentemente, acreditamos não merecer, não duram para sempre e servem para nos ensinar muita coisa. Não aprendemos naa com o sofrimento, no entanto, se não tivermos a humildade de admitir que nada acontece realmente por acaso, que estamos colhendo o que plantamos, conseguiremos tirar algum proveito do sofrimento e crescer com ele, nos tornarmos seres humanos melhores e mais completos. No meio da crise é preciso não perder a fé na vida, é preciso praticar bons pensamentos, exercer a esperança ou, mais que isso, a certeza de que não viemos ao mundo para sofrer, mas também não viemos a passeio. A vida é um aprendizado contínuo, mas existem aqueles que passam pela vida sem aprender nada porque não atingem a humildade e essa compreensão. Se mantivermos positivos o nosso pensamento, lutando contra o desânimo e a sensação de injustiça que nos abate diante dos problemas, certamente superaremos, mais dia ou menos dia, esses mesmos problemas. A sensação de vitória adivinda da superação dos obstáculos é uma das coisas mais maravilhosas que o ser humano pode experimentar. Mas ela não existe para quem se acovarda, se entrega ao sofrimento ou busca consolo nas drogas (lícitas ou ilícitas), ou se agarra a alguma suposta tábua de salvação. Só dentro de nós mesmo, individualmente, poderemos encontrar a força para superar os obstáculos, por mais intransponíveis que nos pareçam.O mundo não foi feito para os covardes nem para os acomodados. É preciso lutar. Sempre. E sempre com o pensamento positivo, sempre com humor e sem colocar a culpa de nossa desgraça em outro. O que nos acontece é fruto apenas do que nós mesmos plantamos, por mais cruel que isso possa parecer, por mais difícil que nos seja admitir nossas próprias "pisadas de bola". A vida é bela. Mas é também cruel.
Carlos Drummond de Andrade disse melhor do que eu: "Carnaval é direito que se conquista". Conquiste o seu.

Thursday, March 01, 2007


Sabe, andei pensando. Não faz diferênça o que eu coloco aqui, afinal, ninguém lê realmente o que está escrito. Alguns podem até dizer que comentam, mas é apenas para me consolar, pois eu sei que meus textos não agradam a maioria das pessoas. Alguns dizem que não têm nada a ver comigo, outros dizem que estou ficando depressiva, mas nenhum deles está certo. Isto é o que sou e o que sempre serei, independente de qualquer pessoa. Antes me importava muito com o que as outras pessoas pensavam de mim, mas hoje é diferente. Não que eu não me importe mais, porém, suas opiniões já não farão mais o mesmo efeito em mim. Eu mudei, eu cresci, já não sou mais a mesma. Já não abaixo mais a cabeça para os outros e aceito o que dizem. Agora sei me expressar, sei dizer minha opinião e lutar por ela.
Agora olho para a frente, e vejo que tenho muito ainda a fazer para conseguir me firmar como realmente sou. Passei muito tempo sem me aceitar, de certa forma. Agora tento correr atrás dos prejuízos, custe o que custar.
Apenas olho para trás e sorrio, por ver que o que eu não era foi deixado para trás, junto com o que eu julgava que era.
Vejo o presento e respiro fundo, para enfrentar os desafios de mim mesma e de minha vida. Anseio por um futuro melhor e mais próspero, em todo os sentido possíveis.
Procuro num futuro longíncuo o que eu serei, mas é muito difícil dizer. Posso até imaginar coisas, mas não posso garantir que se tornem verdade. Apenas sei que semrpe serei eu mesma, independente dos obstáculos que encontrar na frente. É isso o que importa, ser quem se realmente é.
É por isso que já não ligo mais tanto para quem não le meus textos nem gosta deles. Sei que alguém, em algum lugar, irá gostar deles, apenas não encontrei essa pessoa ainda.
Meus textos dizem quem sou, quem realmente sou, e o que eu realmente senti um dia. Eles fazem parte de mim. Eu gosto deles e é isso o que importa. Se alguém quiser me conhecer, apenas precisa ler meus textos e falar comigo. Não sou tão complicada assim para entender.
Espero um dia encontrar pessoas que gostem de mim do jeito que realmente sou, e que gostem dos meus textos também, pois eles fazem parte de mim.
E aqui vão mais alguns dos meus textos antigos.

***

Longos dias, tristes, monótónos
Uma rotina angustiante
Que não consegue ser quebrada
(13/11/2006)

***

Sentimentos confusos
Lembranças dolorosas
Lágrimas escorrem sem querer
Reações inconsciêntes de velhos amores
Uma pontinha de ciúmes
Será que ainda gosta?
Será que é verdade?
Fiel a suas companheiras
Por que deixa dúvidas sobre o que sente?
Qual o motivo de toda essa incerteza?
Causa de uma dor em meu coração
Apergunta é única. Por que?
Por que me confundir?
Por que deixar tudo incerto?
Estava tudo resolvido ou não?
O que pretende fazer?
Tudo é dúvida
Essa dor contínua
A cada palavra dita, mais uma facada em meu coração
Não fale mais nada
Não me confunda
Não prolongue esse sofrimento
Vai acabar piorando as coisas
Não faça mais doer em mim
Deixe de lembrar o passado
Esqueça os sentimentos até então sentidos
Se não pode senti-los agora
Apenas está prolongando essa sensação agonizante
Se matando aos poucos
Perfurando seu próprio coração
Parece gostar dessa dor
Parece gostar de senti-la
E, principalmente, de me ver sofrer
Mesmo que não seja por mal
(14/11/2006)