Monday, March 05, 2007


Um capítulo do livro "...Todas as Mulheres são Bruxas" de Isabela Vasconsellos (Soler Editora )

Capítulo: Pensamento Positivo

Muita gente já escreveu sobre o pensamento positivo. Centenas de volumes de livros de auto-ajuda tratam do tema e são constantemente considerados como que beirando o charlatanismo.
No entanto, repare no que acontece quando você sai de casa de mau humor. O carro quebra, o pneu fura, pisam no seu pé na estação do metrô, você tropeça ou tomba, enfim, uma sucessão de pequenas desgraças cotidianas que fazem com que, no fim do dia, você esteja pior do que estava pela manhã e exclame: "Nossa! Que dia!"
Poderia dizer: "Nossa! Que pensamento!"
O mundo é o resultado de nossos pensamentos. O seu mundo é o resultado do seu pensamento.
Vale aqui a batidíssima máxima de que se colhe o que se planta. Pensamentos de ódio, de raiva, de desânimo acabam atraindo todo esse negativismo para a sua vida. Ninguém tem boa vontade com gente depressiva ou mal-humorada e por aí já começa.Mas parece haver algo mais do que a simples reação dos outros ante nosso negativismo. Que prova eu tenho disso? Absolutamente nenhuma.Apenas a observação. Nada de bom acontece quando minha expectativa, meu estado de espírito, meus pensamentos são negativos e pessimistas. Diante das muitas crises e adversiddes da nossa vida, ainda assim é preciso ser otimista. Não é fácil. Mas existe quem consiga. Os ntigos expressavam a sabedoria acumulada em provérbios:"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe". A fase difícil, a adversidade, as coisas estúpidas que nos acontecem na vida e que, frequentemente, acreditamos não merecer, não duram para sempre e servem para nos ensinar muita coisa. Não aprendemos naa com o sofrimento, no entanto, se não tivermos a humildade de admitir que nada acontece realmente por acaso, que estamos colhendo o que plantamos, conseguiremos tirar algum proveito do sofrimento e crescer com ele, nos tornarmos seres humanos melhores e mais completos. No meio da crise é preciso não perder a fé na vida, é preciso praticar bons pensamentos, exercer a esperança ou, mais que isso, a certeza de que não viemos ao mundo para sofrer, mas também não viemos a passeio. A vida é um aprendizado contínuo, mas existem aqueles que passam pela vida sem aprender nada porque não atingem a humildade e essa compreensão. Se mantivermos positivos o nosso pensamento, lutando contra o desânimo e a sensação de injustiça que nos abate diante dos problemas, certamente superaremos, mais dia ou menos dia, esses mesmos problemas. A sensação de vitória adivinda da superação dos obstáculos é uma das coisas mais maravilhosas que o ser humano pode experimentar. Mas ela não existe para quem se acovarda, se entrega ao sofrimento ou busca consolo nas drogas (lícitas ou ilícitas), ou se agarra a alguma suposta tábua de salvação. Só dentro de nós mesmo, individualmente, poderemos encontrar a força para superar os obstáculos, por mais intransponíveis que nos pareçam.O mundo não foi feito para os covardes nem para os acomodados. É preciso lutar. Sempre. E sempre com o pensamento positivo, sempre com humor e sem colocar a culpa de nossa desgraça em outro. O que nos acontece é fruto apenas do que nós mesmos plantamos, por mais cruel que isso possa parecer, por mais difícil que nos seja admitir nossas próprias "pisadas de bola". A vida é bela. Mas é também cruel.
Carlos Drummond de Andrade disse melhor do que eu: "Carnaval é direito que se conquista". Conquiste o seu.

1 comment:

Anonymous said...

bom msm qnd eo saio com o humor um poko pessimo eo ainda consigo me dar bem hehehe...maes td bem vae eo aceito em termos esse texto ae ;P

soh causando msm ^^

bye bYe!