Tuesday, September 14, 2010




O artista Jason de Caires Taylor teve uma brilhante idéia. Colocar esculturas no fundo do mar. A princípio parece meio incoerente mas o efeito no final é lindo, especialmente pela interação proposital com a natureza. A vegetação submarina e vários seres vivos usam as estátuas de apoio, formando belos desenhos e das mais diversas cores. O museu submerso está sendo inaugurado agora em setembro em Cacun, no México, local onde as estátuas estão situadas. Não muito profundas, as obras recebem iluminação natural. A água no local não é muito clara e limpa, cheia de resíduos e terra. Mais um fator que deixa as óbras mais sombrias e mais misteriosas aos visitantes.





Com cerca de 200 esculturas de cimento prontas para serem submersas nas próximas semanas, De Caires espera criar um suporte para os corais marinhos da região, ameaçados pelo turismo intensivo. Ao colocar suas peças no fundo do mar, o escultor perde o controle sobre elas, que passam a ficar à mercê da natureza.

Filho de pai inglês e mãe guianense, crescido na Ásia e na Europa, DeCaires passou a vida em contato com o mar e chegou a ser instrutor de mergulho. Formado em artes e especializado em esculturas em pedras, o artista foi o primeiro a fazer instalações submarinas, ganhando fama com o primeiro parque de esculturas submerso do mundo em 2006, em Granada, Caribe. Com sua obra, ele tenta unir a arte ao meio-ambiente e ressaltar que, apesar de vivermos cercados por edifícios, não podemos negar nossa dependência da natureza. Até o fim deste ano, DeCaires pretende dar início à última fase do projeto, que consiste em convidar outros artistas plásticos para contribuir para o Museu Subaquático de Arte.

É realmente uma idéia fascinante e diferente. E as imagens são lindas demais!!! Vale a pena dar uma olhada.


Para quem quiser conhecer o trabalho do artista é só entrar neste site: http://www.underwatersculpture.com






Vejam este video lindo com a delicada trilha sonora do brilhante Yann Tiersen. Simplesmente lindo e perfeito.





Abraços a todos.

No comments: